Bem-vindo ao Colégio Sigma Cotia
Courses Images

A primeira etapa da infância na alimentação caracteriza-se pela ampliação da capacidade de selecionar alimentos por meio de sabores, cores, experiências sensoriais e texturas. No decorrer dessa fase, a criança vai aperfeiçoando o paladar, reconhecendo os gostos.

O início do ano letivo traz muitas preocupações e dúvidas, entre elas como montar uma lancheira saudável. A principal dica é criar uma programação semanal, antecipando alguns preparos, como um bolo caseiro, as frutas higienizadas e as compras que deverão ser realizadas.

Abaixo, montamos algumas ideias para a lancheira de seu filho. Ela deverá ser composta por três grupos alimentares: carboidrato, proteína e vitaminas e minerais.

Sugestão de montagem
Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira
– Água de coco;

– Bolo de cacau integral/ cubos de queijo branco;

– Cenoura baby.

– Iogurte natural batido com fruta;

– Cereal matinal sem açúcar;

– Banana.

– Suco de fruta;

– Mini sanduíche integral;

– Ameixa.

– Suco de fruta;

– Ovo cozido/ palito de fibras;

– Tomate-cereja.

– Suco de frutas;

– Muffin de brócolis com ricota;

– Morango.

Use e abuse da criatividade para montar variedades de cardápios na lancheira, garantindo que seu filho consuma os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento.

Inclua opções como brócolis, palitinhos de cenoura ou pepino, alimentos semi-integrais ou integrais e suco natural. Prepare o iogurte em casa, batendo no liquidificador com uma fruta. Procure fazer bolos e tortas, evitando ao máximo os produtos industrializados.

Outra dica é envolver as crianças na cozinha durante algumas preparações e, também, na hora da compra no mercado, assim seu filho poderá conhecer e escolher os alimentos.

A formação da preferência alimentar da criança pode decorrer dos hábitos alimentares da família –por meio de imitação e observação dos alimentos escolhidos. Por isso, pais, irmãos e outras pessoas próximas à criança assumem um papel fundamental na promoção da qualidade de vida e no incentivo a hábitos saudáveis.

No ambiente escolar é recomendado evitar lanches como salgadinhos industrializados, bolachas recheadas, chocolate, frituras, bolos com coberturas e/ou recheios de chantilly ou nata e outras guloseimas (balas, pirulitos etc.)

Fonte Site do Colégio Positivo